Terapia “não é coisa de maluco” precisamos mudar esse conceito

Terapia “não é coisa de maluco” precisamos mudar esse conceito

Muitas pessoas têm a ideia errada de que o psicólogo trata somente de pacientes com graves distúrbios mentais. Porém, esse preconceito não deve existir, essa não é a realidade. Essa ideia errônea pode atrasar o atendimento de uma pessoa e agravar seu problema.

A procura pelo tratamento pode ocorrer em diversas situações: Quando a pessoa não esta se sentindo bem com a sua vida, ou algum sofrimento não consegue ser superado, ou diante de dificuldades de relacionamentos, quando esbarra em situações que não consegue resolver, não encontra respostas, etc. O auxílio de um psicólogo nesse período será essencial para que essa pessoa supere esse momento que a esta deixando insatisfeita.

O processo terapêutico ajuda a pessoa a se organizar melhor e aprender a lidar com essas situações que lhe parecem difíceis.

E necessário o interesse da pessoa pelo tratamento. A pessoa tem que estar interessada, ter comprometimento e responsabilidade para que exista o resultado esperado.

Para dar inicio ao processo terapêutico basta ligar para a psicóloga e marcar uma entrevista inicial, a qual, colocara para a profissional as questões que te incomodam, podendo nessa ocasião tirar todas as suas dúvidas sobre o atendimento em questão. O primeiro encontro é mais um momento de conhecimento entre as duas partes, e importante que a pessoa sinta empatia, algumas vezes, nos identificamos mais com um terapeuta do que com outro e isso e importante no processo terapêutico. É fundamental nos sentirmos bem com o terapeuta que ira nos atender. É nesse primeiro contato que podemos perceber isso. Não é obrigatório continuar um tratamento se a pessoa não se sente bem com a outra. A pessoa não é obrigada a falar do que não quer, somente o que se sentir bem para falar.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A importancia da “mesada” (ou “semanada”) para as crianças.

As crianças não nascem sabendo sobre o valor do dinheiro. É preciso ensiná-las, conversando com a criança é explicando como este é obtido e qual a sua finalidade. Eles sabem que o dinheiro é importante, mas daí a conseguirem distinguir a sua verdadeira importância vai uma grande diferença. É interessante permitir que a criança administre uma determinada quantia (geralmente através de mesada ou semanada, ou dando tarefas como fazer uma pequena compra). O importante é o que este vai representar no seu crescimento do ponto de vista afetivo e social. Não é possível definir uma idade ideal para receber a mesada (ou semanada). A maturidade é adquirida em idades diferentes, porque cada indivíduo é único, vai depender também, o tipo de dinâmica de cada família. A criança tem dificuldade de conceber abstrações. É preciso mostrar a ela exemplos concretos. “Uma vez atendi um pré adolescente que começou a fazer ligações escondida para o celular de uma amiguinha, quando chegou à conta do telefone fixo, sua mãe ficou apavorada e brigou com ele e o colocou de castigo, mas, será que ele compreendeu o que fez o custo dessas ligações? O quanto ele gastou em cada uma delas? Isso não lhe foi mostrado, ele não viu o concreto, só ouvi falar que o valor foi alto, alto quanto? Ele não sabia o que era isso, o que poderia fazer com aquele valor, com aquele dinheiro. Era tudo muito abstrato para ele, precisava ver no concreto. Entenderam? A criança precisa dessa educação financeira para que compreenda melhor tudo isso. Precisa de exemplos práticos, concretos para assimilar melhor. É através da mesada que vão desenvolver e treinar várias questões em sua vida. A mesada ajuda a criança a estabelecer limites, ensinando-a que o dinheiro não chega para tudo e na hora que ela quer. Ensina-lhe a lidar com a frustração. Através dessa experiência ela vai aprendendo que o dinheiro tem fim e não se pode ter tudo o que se quer, na hora que se quer. E necessário que ela aprenda sobre as prioridades, percebendo o que faz falta e o que é mais importante em cada momento. Assim, a criança irá perceber que tem de tomar decisões e fazer escolhas, que não pode ter tudo. É uma forma também de dar autonomia a essa criança. Fazer com que ela se sinta responsável e perceba que o dinheiro não cai do céu, que têm de o ganhar.


Entretanto, o valor não deve ser muito alto, pois o excesso de dinheiro cria adultos com dificuldades de colocar fim aos seus limites. Todavia, não deve ser muito baixo, pois neste caso não há gestão possível nem maneira de ensinar a poupar. Se o seu filho gastar tudo imediatamente, logo no primeiro dia, será preciso uma conversa ensinando-o que quanto mais gastar menos dinheiro terá para comprar as coisas que quer. Porém, cuidado para não ser muito rígido. São só crianças, deve-se explicar que isso está errado, e como irá o prejudicar.


Dada de forma correta, a mesada é sempre positiva. Ela nao deve ser retirada quando os pais estiverem zangados. Pois isso, significa retirar-lhes um direito que eles próprios lhes quiseram conceder e que resulta de um acordo entre todos. É importante a constância e o compromisso de fazer esse pagamento. Se o pai prometeu que vai dar o dinheiro no sábado, tem que dar todo sábado. Não mude, não atrase e não falte. ”Sempre digo aos pais que o que é prometido deve ser cumprido”, isso é muito importante.


É importante que a criança saiba que não é necessário ser muito rico para ser feliz.

Heloisa Brandão, Psicóloga, CRP 05-35680

domingo, 8 de maio de 2011

Masturbação faz parte do desenvolvimento da sexualidade da criança

http://www.educarecuidar.com/2010/11/masturbacao-faz-parte-do.html

Resolvi escrever sobre esse tema e descobri este artigo, claro, direto e de fácil entendimento, que compartilho com vocês:

“A sexualidade infantil é um tema muito difícil para pais, avós, professores e outras pessoas diretamente envolvidas na educação das crianças. A sexualidade, na verdade, ainda é misteriosa e difícil de ser vivida de maneira saudável por muitos adultos, homens e mulheres criados com referências em tabus que se arrastam por séculos...”

(Trecho da entrevista no qual Ana Cláudia Bortolozzi fala da sexualidade de todas as crianças, com e sem deficiência).

"... O bebê já nasce com sexualidade, mas os comportamentos sexuais começam a aparecer por volta dos dois anos, quando a criança começa a descobrir o próprio corpo.
Geralmente, é nessa época que a criança também passa a ser ensinada a usar o banheiro e entra no processo de controle dos esfíncteres. Livre das fraldas, ela tem mais acesso ao seu próprio corpo e pode tocar mais a genitália.
É assim que tem início a masturbação infantil, a criança se toca, percebe que é gostoso e faz de novo, de novo, de novo... Segundo ela, o auge da masturbação infantil acontece por volta dos cinco anos.
A psicóloga explica como um detalhe aparentemente pequeno pode fazer a diferença na educação sexual das crianças. Em vez do automático “tira a mão daí”, os pais devem falar “agora ou aqui não é lugar de colocar a mão aí.” Pode parecer a mesma coisa, mas não é.
O importante é mostrar para a criança que a vontade de sentir aquilo gostosinho é natural, mas não é para fazer o tempo todo nem na frente de todo mundo. As crianças só precisam ser orientadas para viver a sexualidade socialmente. Um processo que vai se desenvolvendo junto com ela até a puberdade e a adolescência.
Na entrevista, a naturalidade com que devemos encarar a sexualidade infantil fica clara na própria maneira de falar de Ana Cláudia Bortolozzi.”

(Ana Cláudia Bortolozzi Maia é doutora em psicologia, professora da Unesp em Bauru, autora do livro “Sexualidade e Deficiência”, da Editora Unesp)

http://www.educarecuidar.com/2010/11/masturbacao-faz-parte-do.html

Preciso ressaltar que, o adulto deve ter cuidado para não colocar a conotação de proibido, sujo, pois, nesse momento cria-se um conflito. A partir daí é que nasce a culpa. No futuro isso pode levar a compreensão equivocada sobre sexo e masturbação, que pode ser a origem de muitas das disfunções sexuais.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Saiba qual a melhor hora para contar que Coelhinho da Páscoa e Papai Noel não existem

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL915442-5598,00.html

Pais devem observar desconfiança e amadurecimento dos filhos. Fantasia contribui para desenvolvimento de crianças, diz especialista.
 
O Papai Noel é, segundo especialistas, fundamental para o desenvolvimento do raciocínio e da inteligência da criança. Mas qual será a hora ideal de contar que, na verdade, ele não existe?
Segundo a psicóloga e psicanalista Vera Zimmermann, coordenadora do Centro de Referência da Infância e da Adolescência (Cria), da Universidade Federal de São Paulo, a fantasia deve ser revelada conforme o amadurecimento da criança. “É importante que os pais observem o comportamento dos filhos. Em um determinado momento a criança passa a compreender melhor a realidade e desconfia que a história não é verdadeira. Esse é o momento certo de começar a contar”, diz ao G1.Vera explica que a fantasia contribui para o desenvolvimento da criança à medida que a prepara para enfrentar a realidade aos poucos. “Sonhar auxilia a criança na hora de organizar o que é simbólico e ela aprende a planejar a partir desse mundo mágico. A fantasia do Papai Noel ajuda a ensinar os valores do Natal, e isso é muito importante”, afirma a especialista.
Não existe uma idade certa para notar o amadurecimento da criança e a hora de revelar a inexistência do Papai Noel, mas Vera acredita que com 6 ou 7 anos a criança já começa a desconfiar. A psicóloga ressalta, no entanto, que isso depende diretamente da história familiar e da personalidade de cada criança.
Como contar
O jeito mais correto de contar, de acordo com Vera, é não destruir de uma vez toda a fantasia do Natal, mas aproveitar o momento para ensinar à criança a mensagem de amor característica da época. “A resposta dos pais deve estar relacionada às perguntas feitas pelos filhos, mas vale colocar, por exemplo, que o Papai Noel, mesmo não existindo, é um velhinho bondoso que pode estar dentro de cada um de nós, que temos vontade de presentear quem gostamos”, diz.
Não há como impedir que a criança se decepcione com a notícia, mas a psicóloga afirma que esse processo também faz parte do amadurecimento. “É importante incluir a criança na preparação do Natal, na decoração, no preparo dos pratos, e isso também trabalha o simbólico para que a família curta esse momento, que é sempre um pouco mágico”, afirma Vera.
Fantasia também para adultos
Sonhar acordado, planejar e fantasiar em algumas situações, sem exageros, também é importante para os adultos, segundo Vera Zimmermann. “O ato de fantasiar tem que ser mantido pelo adulto porque ele ajuda o ser humano a enfrentar a realidade”, diz.
No caso das crianças, a especialista lembra que os pais não devem sempre preservá-las da realidade. ”Ela pode participar de fantasias, assim como pode participar gradativamente da realidade. Quando as crianças esperam receber um presente, por exemplo, elas constroem cenas em que usam esse brinquedo e isso desenvolve o emocional e a inteligência. Tirar esse tempo de fantasia impede que ela desenvolva essas habilidades”, afirma.


FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL915442-5598,00.html





domingo, 20 de março de 2011

Porque é que temos dificuldade em dizer “não”?

Quem não sabe dizer “não”, vive de acordo com as prioridades dos outros, perdendo, deste modo, qualidade de vida. Nunca dizer “não” pode prejudicar a nossa vida pessoal e profissional de mais maneiras do que podemos imaginar. Além de fazer mal aos relacionamentos, a incapacidade de dizer "não" pode manifestar-se no físico, através de doenças como gastrites, resfriados recorrentes, stress, etc. São várias as consequências de não conseguir dizer "não". A pessoa se sente sobrecarregada física e emocional ao fazer tudo pelos outros, sente-se ansiosa, acaba por fugir de situações, sente raiva de si mesmo e dos outros, além de provocar problemas sérios nos relacionamento.


Dizer "não" está ligado a impor limites, respeito, e quando isso não é imposto às pessoas passam por cima mesmo (mas só porque você permite): marido, filhos, amigos, empregados, parentes e até desconhecidos. Sempre digo: “Ninguém faz nada com a gente que não permitimos”. Precisamos aprender a impor limites.


São diversos os fatores emocionais, conscientes e inconscientes por trás desse tema; sentimentos de culpa, pena, necessidade de agradar, pontos negativos na autoestima e vivências da infância estão sempre ligados a essa questão. Para muitos o “não” esta associado a fazer o outro sofrer, a ser cruel, conscientemente o levando a sofrimentos passados. A criança que não é reconhecida, elogiada, que não se sente amada, fica numa busca incessante por reconhecimento. Faz tudo para agradar o outro em uma busca constante, não obtendo, se sente rejeitada, o que gera nova necessidade de agradar para ganhar atenção e carinho. Quem recebeu, desde cedo, a mensagem de que deve agradar e submeter-se às vontades dos outros para ser aceito, tende a aplicar isso em todos os relacionamentos que estabelece. E isso provoca sérios problemas de autoestima. De forma inconsciente esse comportamento vai sendo consolidando e a pessoa o carrega pela vida adulta a fora. Assim, ela desenvolveu uma necessidade incessante de querer agradar a todos o tempo inteiro para ser aceita e amada.


No trabalho, os profissionais que têm dificuldade de dizer não, dificilmente são promovidos porque ficam sobrecarregados de tarefas e raramente conseguem realizá-las por completo. E preciso aprender quais são as prioridades e respeitá-las e não largar o seu trabalho para ajudar os outros. Há aqueles que conseguem dizer não quando se trata de assunto corriqueiro, mas quando têm que tomar uma decisão que afete pessoas próximas, sentem muito medo de não serem aprovados. É importante lembrar que as pessoas afetadas pela decisão podem ficar magoadas ou ressentidas naquele momento, mas, muitos deles a compreenderão mais tarde. Por outro lado, uma decisão que afete pessoas provocará fatalmente insatisfações em alguns e satisfações em outros. Será que é possível agradar a todos?

Você pode adoecer por ter dificuldade de dizer não. Quando dizemos um "sim" contra a nossa vontade e para não frustrar o outro, acabamos frustrando a nós mesmos e acumulando sentimentos ruins. "Muitas vezes a doença acaba por ser a saída, um substituto para o NÃO que devia ter sido dito por nós. Para podermos aprender como dizer “não”, precisamos compreender primeiro porque é que temos essa dificuldade. A terapia pode nos ajudar nisso. Para aprender a dizer "não", é necessário conhecer os próprios limites e saber o quanto pode negociar e ceder. "Saber o que significa dizer e ouvir "não" e como se sente em relação a essas situações é o primeiro passo para possibilitar alguma mudança”. A dificuldade de dizer “não” pode estar relacionada por crenças adquiridas no passado. Trazendo essas crença para o consciente é possível reformulá-las. É importante a orientação de um psicólogo para que, aos poucos, o paciente consiga soltar-se e aprender a respeitar a si e ao seu espaço pessoal. Muitas vezes, dizer "não" aos outros é dizer "sim" a si mesmo.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Comunicação no relacionamento

Entre os casais a comunicação é fundamental para o sucesso da relação

Em uma relação, a comunicação entre parceiros é intensa e complexa. Ela acontece através de mensagens que são passadas de um para o outro, na maioria das vezes, de maneira dúbia, não transmitida de forma clara e objetiva, prejudicando assim, seu entendimento; um parceiro imagina estar passando uma mensagem quando na verdade não esta se fazendo compreender, causando efeitos negativos e desgastando essa relação.

Precisamos nos atentar para essas questões, que podem trazer consequências sérias para a relação em si e para cada um dos parceiros. Aqueles que se relacionam são responsáveis pela qualidade da convivência dessa relação, pelo seu bem estar. Se a comunicação é falha e os entendimentos não existem, essa relação corre grandes riscos de fracassar.

É importante observar a maneira que esta se comunicando com seu parceiro e mudar o que não esta funcionando, para que não haja um desgaste maior nessa relação; verifique de que maneira a comunicação esta ocorrendo, o que é falado e como é falado, buscando sempre ser sincero com você e com o outro, é importante revelar nosso ponto de vista, o que gostamos o que não gostamos, a sinceridade é fundamental para o amadurecimento da relação, para os altos e baixos dessa união, porque se isso não acontece o dia a dia ficará cada vez mais chato e um cada vez mais longe do outro, o casal acaba se distanciando.

É fundamental conversar, “discutir” os conflitos, a relação, colocando sempre o que cada um pensa das situações, e o que acredita que deva ser feito por ela, com respeito, responsabilidade e atenção, ouvindo e se colocando de maneira tranquila e aberta. Isso tudo vai amadurecendo a relação e o casal vai se conhecendo cada vez mais.

Muitas vezes, as brigas acontecem sem motivo aparente, ou por questões que se paramos para pensar são sem importância ou infantis; é preciso que haja um controle para não ficar jogando sempre a culpa no outro, pois, criticar é muito fácil, mas, como fica elogiar? Não é possível? Quantos fazem isso com seu parceiro? Guardamos insatisfações e transferimos na hora da briga, porque precisamos chegar a esse ponto? O que hoje é pequeno acaba no futuro virando algo enorme quando não é resolvido no momento oportuno.

O principal é pensar que somos diferentes, cada um tem seus valores, um “ponto de vista”, pensamentos diferentes, de acordo com a criação familiar e vivências do passado, e que se isso não é colocado para o outro, ele nunca vai saber; fica difícil de entender, compreender e acabamos prejudicando a relação por acreditar que o outro “advinha” o que estamos querendo e pensando. Cada um tem um conceito pré-estabelecido de uma relação e isso precisa ser conversado para que ambos entendam o que o outro pensa e possam em comum acordo decidirem o que e melhor para essa relação.

Na maioria das vezes, essas trocas são subjetivas e inconscientes e se passam sem controle. Se houver uma reflexão e não se chegar a nenhum consenso, é preciso procurar um profissional para que o oriente nesse processo.


Heloisa Brandão, Psicóloga, CRP 05-35680

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O ciúme entre irmãos

Por meio do ciúme a criança reclama a atenção dos pais...

O ciúme constitui uma reação emocional que se caracteriza por um sentimento de inveja e ressentimento para aquele que se considera como rival.
A reação do filho mais velho com a chegada do irmãozinho mais novo a principio não o incomoda, e uma relação boa. Não parece haver ciúmes, até porque o recém nascido passa a maior parte do dia dormindo. Porém, com o passar dos meses, o irmão mais velho poderá começar a se comportar de forma estranha. O ciúme pode se manifestar de maneira disfarçada. Determinadas crianças passam meses, ou até alguns anos sem sentir ciúmes e de repente despertam quando seu irmão fica maior e começa a chamar mais a atenção do que ele, quando este começa a lhe incomodar de alguma maneira. A criança se sente sozinha, abandonada, isso gera nela, sentimentos de culpa, baixa auto-estima e uma grande tristeza.
A criança nessa fase, pode se agarrar ainda mais a mãe e comportar-se como se não quisesse crescer, ela regredi, volta a fazer xixi na cama, chupar o dedo, utilizar linguagem ou voz em tom infantil, não quer mais comer sozinho, tem pesadelos, fica desobediente, começa a ter problemas de ir à escola, entre outros. Mostra-se irritada, nervosa e agressiva. Essa é a maneira que inconscientemente encontra para atrair a atenção dos pais. Por meio destes comportamentos, almeja chamar a atenção dos pais cujo amor teme ter perdido. Os sentimentos ficam confusos para com o novo irmão, é uma mistura de amor e ódio: por um lado demonstra carinho e por outro experimenta uma grande agressividade, sendo esta direcionada para o irmão ou para a mãe, podendo ocorrer de diversas formas.
O jeito que você gosta de cada filho, vai de acordo com afinidade, isso é normal, Mas, não demonstre preferências. Os pais, de forma inconsciente acabam fazendo comparação entre os filhos, no entanto, precisam ter muito cuidado com isso, para que essas comparações não sejam feitas diante deles, pois, um se sentira sempre mais incomodado com a questão do que o outro. É preciso estimular a admiração mútua, elogiando os dois igualmente.
Cuidado com o filho que demonstra ser mais quieto, aquele que não pede afeto, que parece não se importar com o que esta acontecendo, porque este, provavelmente sente as coisas e se fecha, reprimi suas emoções, demonstrando suas dificuldades em outras questões.
É necessário reservar um tempo para cada filho, realizar programas separadamente, dar atenção exclusiva para cada um. Isso é muito importante para o estado emocional da criança. A criança precisa descobrir que é querida e amada.
Reforce que a amizade entre eles é interessante e deve existir. Os pais não devem tomar partido nas pequenas brigas entre os irmãos. Se interferir, deve ser para deter a briga, mas, sem tentar buscar culpados nem tomar partido.
Nessa fase, precisamos evitar os castigo e as brigas, pois, dessa maneira, só conseguirá confirmar para a criança seus receios e aflições de que por culpa de seu rival perdeu o carinho dos pais. Podendo reprimir o ciúmes e prejudicar ainda mais a criança, porque ela vai parar de exteriorizar seus sentimentos, sendo isso muito ruim para ela. Ao contrário, demonstre mais amor por ela.
Problemas emocionais mais complexos demandam um tratamento especializado com Psicólogo para um estudo mais aprofundado.

Heloisa Brandão, Psicóloga, CRP 05-35680

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Quando e como tirar a fralda das crianças?

Freud nos coloca que: “As fezes são a primeira dádiva da criança, o primeiro sacrifício em nome da sua afeição, uma parte do seu próprio corpo que está pronta a partilhar, mas apenas com alguém a quem ama...” Esse presente então é oferecido para o adulto. Segundo ele, “...a primeira ocasião na qual um indivíduo partilha um pedaço do seu próprio corpo com a finalidade de ganhar os favores de qualquer outra pessoa a quem ame...”
Por essa questão, o abandono das fraldas deve ser preparado da maneira mais natural possível, deve ser estimulado, porém, sem ansiedade, de maneira amorosa, pois, a criança se relaciona com o mundo através de seu corpo e esse aprendizado faz parte da vida da criança, do seu desenvolvimento. Tirar as fraldas e obter sucesso com isso, exige bom humor, disponibilidade emocional e vontade de educar a criança. Nessa fase, a criança vive a necessidade de adquirir uma certa autonomia e é justamente a capacidade de controlar suas necessidades, a mais importante das ferramentas nessa busca da independência. Quando a pessoa que cuida da criança apressa o momento da retirada das fraldas há um roubo dessa autonomia. Dependendo da paciência, perseverança e compromisso emocional de quem educa, esse tempo pode ser abreviado ou prolongado, ser um tempo feliz ou causador de distúrbios emocionais.
O controle dos enfíncteres é um processo para ajudar a criança a se despedir do que ela entende como parte do seu corpo.
A retirada da fralda ocorre por volta de 1 ano e meio e 2 anos de idade. Mas, para saber a hora certa, e preciso observar a criança, a dica é esperar que ela comece a indicar de alguma forma, que fez xixi ou que evacuou, ou quando começar a demonstrar incômodo com o uso da fralda, ou quando defecar e se sentir desconfortável, não querendo mais se sentar, esses são sinais de que algo antes feito como normal passa a incomodar. A partir dessa etapa, já podemos nos organizar para a retirada da fralda, estimulando o uso do vaso sanitário. Assim que começa a andar, a criança já tem um certo controle sobre os músculos esfincterianos e já começa a demonstrar que não gosta de usar fraldas. Faz isso fugindo da mãe, escondendo e até chorando. Quando isso acontece já está chegando a hora de deixar a criança por períodos maiores sem fraldas, abrindo escuta e atendimento para o desejo dela. Comece a verificar a fralda a partir dessa fase, observando se estão molhadas ou secas para que o trabalho de iniciação a retirada da fralda prossiga. É claro que não se pode manter uma criança muito nova, de mais ou menos um ano sem fraldas o dia inteiro, mas estabelecer um horário e mantê-la sem elas é uma boa dica para permitir, que, adquira os primeiros contatos com a autonomia sobre seu corpo. Provavelmente ela vai fazer suas necessidades no chão, em algum canto da casa, e como o responsável já estava esperando por isso, pode agir naturalmente, tanto para limpar o chão quanto para higieniza-la. O interesssante quando se encontra fraldas secas e aproveitar e esperar a criança fazer xixi para trocar, o ideal, seria deixá-la sem fraldas por algum tempinho logo após ela acorda, pois, o xixi virá espontaneamente em poucos minutos e é uma boa oportunidade para que descubra o funcionamento do seu corpo.
Precisamos ressaltar que: o treinamento realizado fora da hora pode acarretar resultados muito desagradáveis para a criança e seu desenvolvimento. O treinamento precoce ou tardio pode trazer problemas emocionais para a criança no futuro. Mas, não é só a fase do treinamento que pode trazer consequências; outra questão importante e que não deve ser esquecida e a forma como é feita a retirada das fraldas. Os responsáveis precisam estar atentos a todo o processo. O tempo da criança deve ser respeitado.
O ideal é usar direto o vaso sanitário com tampa apropriada para crianças. É importante que a criança conheça o nome dos objetos, o banheiro, papel higiênico, descobrir o ambiente facilita quem começou a dar os primeiros passos rumo a uma vida sem fraldas. Devemos ensinar tudo: sentar no vaso, puxar a descarga, lavar as mãos. Esse período dura, mais ou menos, 2 meses. O treinamento vai exigir muita paciência e determinação dos responsáveis pela criança. Deixe que fique sentada no vaso sanitário quando tiver vontade, nunca obrigue nem tenha pressa, ensine-a chamar alguém sempre que precisar ir ao banheiro. Quando a criança fizer no vaso, incentive, elogie, dizendo o quanto essa conquista é positiva para ela. Ela vai perceber que fez algo muito importante, e que tem a aprovação dos pais, dos adultos. É importante que essa tarefa seja transmitida para todos os responsáveis pela criança: pai, mãe, avós, avôs, babás e a escola.
Todo esse processo de sair das fraldas está ligado à separação. A criança vai aprender a se separar de algo que até então não percebia como separado dela. Nesse momento, cabe aos responsáveis usarem o bom senso, não demonstrando ansiedade ao fazer, pois, assim como, algumas crianças fazem birra ao perceberem a ansiedade da mãe em várias outras ocasiões, o mesmo pode ocorrer no treinamento de tirar a fralda e a criança pode entrar em um processo de segurar ou soltar as fezes só para monopolizar as atenções.
Uma época boa para o treinamento de retirada das fraldas e no verão, entre 1 ano e meio e 2 anos e meio, a maioria das crianças está suscetível para o treinamento e cabe aos responsáveis descobrir uma hora para ajudá-las a deixar as fraldas. De modo geral, um verão inteiro livre das fraldas é interessante para as crianças aprenderem essa tarefa, nesse momento, a criança demonstra que já tem um certo controle e se contorce, espreme, dá uns pulos ou segura os genitais. De tanto fazer, ver e sentir, as crianças acabam aprendendo a controlar suas necessidades.
Outra dica e colocar a criança no vaso sanitário, com apoio nos pés, umas 3 vezes por dia, cerca de 15 minutos, após as principais refeições. Sempre explicando o que se deseja e até imitando o barulho do xixi. Se já houver um horário em que a criança evacua com mais freqüência, devemos aproveitar esse horário. E importante saber que a primeira habilidade que a criança adquire neste treinamento é a de segurar e só depois ela aprende a abri-la voluntariamente. Isto significa que no princípio a criança poderá evacuar logo após ser retirada do banheiro, pois estava voluntariamente (e às vezes até com algum esforço) segurando as fezes. Assim que sai do banheiro, ela relaxa e evacua. Nesta hora, a criança pensa que vai ser elogiada, por ter controlado o esfíncter por alguns minutos, mas, acaba levando uma bronca, e fica sem entender nada. O melhor nesta hora é limpá-la sem comentar nada. Lembre-se sempre de elogiar os seus sucessos, mesmo que tenha sido apenas o de conseguir ficar sentada por alguns minutos. Quando ela conseguir finalmente evacuar, deve-se manter o horário e a rotina diariamente, para que o hábito seja fixado. O treinamento para controle da urina deve começar pelo período diurno.
Contudo, percebemos que esse fase pode variar de criança para criança. A princípio, elas largam a fralda durante o dia e depois de algum tempo abandonam à noite. O colchão revestido com um material impermeável para o caso de algum “imprevisto” é uma medida que respeita a criança em seu tempo. A insitência da fralda após esse período em que a criança deu as dicas de que não mais precisa da fralda, poderá regredir seu aprendizado natural.
Observando uma sequência de vários dias e vários momentos em que a criança aceita e responde bem a essa novidade, podemos optar pela remoção definitiva da fralda, pelo menos durante o dia até que ela seja capaz de acordar sem ter molhado as fraldas durante a noite, repetindo assim todo o processo de remoção da fralda, lembrando que a criança não pode ser repreendida, que devemos ter paciência e amor nessa fase até que ela consiga.

Heloisa Brandão, Psicóloga, CRP 05-35680

  A prática do exercício físico aumenta a produção de endorfina, dopamina e serotonina, os quais por sua vez, podem ajudar no tratamento da ...