Terapia “não é coisa de maluco” precisamos mudar esse conceito

Terapia “não é coisa de maluco” precisamos mudar esse conceito

Muitas pessoas têm a ideia errada de que o psicólogo trata somente de pacientes com graves distúrbios mentais. Porém, esse preconceito não deve existir, essa não é a realidade. Essa ideia errônea pode atrasar o atendimento de uma pessoa e agravar seu problema.

A procura pelo tratamento pode ocorrer em diversas situações: Quando a pessoa não esta se sentindo bem com a sua vida, ou algum sofrimento não consegue ser superado, ou diante de dificuldades de relacionamentos, quando esbarra em situações que não consegue resolver, não encontra respostas, etc. O auxílio de um psicólogo nesse período será essencial para que essa pessoa supere esse momento que a esta deixando insatisfeita.

O processo terapêutico ajuda a pessoa a se organizar melhor e aprender a lidar com essas situações que lhe parecem difíceis.

E necessário o interesse da pessoa pelo tratamento. A pessoa tem que estar interessada, ter comprometimento e responsabilidade para que exista o resultado esperado.

Para dar inicio ao processo terapêutico basta ligar para a psicóloga e marcar uma entrevista inicial, a qual, colocara para a profissional as questões que te incomodam, podendo nessa ocasião tirar todas as suas dúvidas sobre o atendimento em questão. O primeiro encontro é mais um momento de conhecimento entre as duas partes, e importante que a pessoa sinta empatia, algumas vezes, nos identificamos mais com um terapeuta do que com outro e isso e importante no processo terapêutico. É fundamental nos sentirmos bem com o terapeuta que ira nos atender. É nesse primeiro contato que podemos perceber isso. Não é obrigatório continuar um tratamento se a pessoa não se sente bem com a outra. A pessoa não é obrigada a falar do que não quer, somente o que se sentir bem para falar.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

“Vivemos o que escolhemos viver”

Você é o maior responsável pelo seu crescimento e processo de amadurecimento.

Você sabe para onde está indo? Qual o caminho a seguir? Aonde quer chegar? Você, já traçou seus objetivos? Já pensou suas metas? Já pensou no futuro a curto e a longo prazo?

Isso não significa que devemos esquecer o passado e pensar o presente. O passado e o presente não devem ser desprezados. O passado pode ser utilizado como reflexão e aprendizado para uma nova etapa de vida. Pois é através dele, que tiramos os ensinamentos sobre o que deu certo e errado e nos orientamos para novas soluções. As ações do presente são decorrência de algo que já foi pensado anteriormente. O passado não pode mais ser modificado, porém, o futuro pode ser construído.

Devemos começar logo a nos organizar e a olhar o mundo de forma a imaginar as oportunidades que o futuro pode trazer. Criar uma meta para o futuro é importante, devemos formar uma visão clara do futuro. Saber o que queremos alcançar é fundamental para seguir em frente e chegar lá. Precisamos refletir sobre um projeto.

Pergunte-se: O que imagino para minha vida daqui a alguns meses? Daqui a alguns anos? O que eu quero estar fazendo daqui a 5 anos, 10 anos? O que eu preciso fazer para me preparar? Quem vai me ajudar? Quais serão os meus projetos?

Só você pode decidir o que será o seu futuro. Assuma o controle da sua vida, para que os seus desejos e projetos se realizem. Precisamos tomar para nós a responsabilidade por fazer acontecer, liderando os processos e as mudanças que precisam ser feitas.

O sucesso é conseqüência das atitudes e ações tomadas durante o caminho. Por isso, é importante termos a visão de longo prazo. O processo de desenvolvimento não ocorre do dia para a noite. Ele é lento. Mas, devemos pensar que é possível e necessário.

Idealize o futuro. Alguma coisa que seja bom o bastante para te desafiar, mas também algo que seja possível, algo que possa alcançar.  

Arrume objetivos intermediários que possa visualizar se o caminho está certo. Observe se está indo na direção correta. Se os acontecimentos não estão caminhando de acordo com os seus objetivos, assuma o controle das mudanças necessárias para colocar as coisas no caminho certo. Não espere que os outros façam por você. Procure oportunidades desafiadoras para mudar, crescer, inovar e melhorar. Arrisque e aprenda com os próprios erros e os dos outros.

Saiba reconhecer o fracasso e mude tudo, se necessário. Estabeleça compromissos consigo mesmo. Se organize, os seus resultados somente são alcançados em longo prazo, a pessoa precisa se acostumar com a idéia de que o mundo muda continuamente, assim como qualquer um, precisamos nos adaptar às mudanças do meio. Isto não significa que as pessoas tenham que trair seus valores, mas que devem compreender e respeitar as mudanças. Fazer com que as suas competências sejam continuamente desenvolvidas para acompanharem a evolução dos tempos. Isto quer dizer que do passado tem assegurado o seu sucesso hoje ou no futuro se souber, continuamente, se adaptar à nova realidade.

Ter receio do novo é normal. O que faz a diferente é enfrentar o medo e se preparar para encontrar oportunidades no novo. O medo, esse sempre estará lá. Existem pessoas que acreditam que o medo é essencial à vida. Sem ele, nos colocaríamos em risco a todo o momento. Todos temos medo, mas, é importante saber dominá-lo.

Precisamos aprender com os erros, refletir, e assumir riscos. O risco de errar e fracassar são uma realidade. Portanto, o erro é uma boa forma de aprendizado. Sem ele, muitas vezes, não compreendemos o que é importante para nós. Se não dermos a chance de errar, como podemos nos arriscar para novas conquistas? Se não tentamos, se não erramos nunca, como faremos diferente do que já fizemos? Tentativa e erro são parte do processo de aprendizagem. Quantas vezes você caiu da bicicleta até aprender? Se tivesse desistido na primeira queda será que teria aprendido?

É preciso enfrentar a mudança como aspecto positivo. A mudança, embora possa representar um momento em que estamos vulneráveis, por estarmos fora de nossa zona de conforto, deve ser encarada como uma oportunidade e não como uma ameaça. Nós podemos controlar a mudança, se quisermos. Para isso precisamos saber para onde vamos, saber como controlar os passos da mudança e saber lidar com eventuais fracassos.

Se quer mudar, fazer diferente, faça. Tudo só depende de você.

E ai? O que você está esperando? Vá de encontro às mudanças com você, com o mundo... O psicólogo pode te ajudar nesse processo. Fazendo com que você reflita, elabore e aprenda a viver uma nova realidade. Todo esse processo nos ajuda a encarar melhor e de maneira diferente a vida.

Heloisa Brandão, Psicóloga,  CRP 05-35680

Um comentário:

  1. Adorei a postagem.
    Realmente se não sabemos para onde vamos e oq queremos como podemos nos organizar?

    Dominar o medo é viver, viver e viver muito tranquilo e sempre disposto a novas mudanças.

    ResponderExcluir

Sempre temos escolhas, podemos nos fazer de vítima diante das situações ou enfrentar a batalha e aprender com ela. Não é fácil, eu sei que n...