Melaine Klein
As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de auto-expressão. Através do brincar a criança esta experimentando o mundo, na busca de elementos para desenvolver atividades mais elaboradas no futuro. É dessa maneira que ela entende o mundo ao seu redor.
Os objetivos do brincar são: Desenvolver o cérebro, elaboração de várias questões (faz de conta revelam dramas anteriores), criatividade, socialização, coordenação motora, entre outras.
Ela permite que a criança compreenda a realidade, descobrindo o mundo e se ajustando a ele. Corpo e mente desenvolve habilidades que serão usadas no resto da vida. O brincar com outras crianças facilita no processo de entendimento como o de colaboração, divisão, liderança, regras e competição.
Talvez poucas pessoas saibam sobre a importância do brincar para o desenvolvimento físico e psíquico de uma criança. Os pais precisam estar atentos a isso não impedindo as brincadeiras das crianças, não exigindo tanta organização e limpeza, para que não atrapalhe essa etapa do desenvolvimento infantil.
A idéia de que a criança “brinca por brincar”, de que é um simples passatempo, sem funções mais importantes do que entreter a criança em atividades divertidas, é um engano, essa é uma idéia errônea.
Os tipos de brincadeira e a forma de brincar se modificam de acordo com a etapa de desenvolvimento que a criança apresenta.
Na brincadeira a criança exprime seus medos, desejos, experiências. De forma simbólica o brinquedo torna-se um meio de expressão. É também fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da fala.
A falta de brincadeira pode deixar seqüelas, como dificuldades em se relacionar, medos e outras ainda mais graves.
O uso da ludoterapia no consultório permite que a criança expresse seus medos, conflitos e ansiedades permitindo a elaboração destes sentimentos.
Conseqüentemente, as crianças estarão mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social, obtendo assim melhores resultados gerais no desenvolvimento da sua vida.
Quando observamos dificuldade em relação ao brincar de uma criança, ou se essa não brinca, é importante que se procure um profissional especializado para uma orientação específica.
Heloisa Brandão, Psicóloga, CRP 05-35680
Pois é Heloisa Brandão, lendo sua postagem já sei que preciso dar mais atenção e importância às de meu filho.
ResponderExcluirLegal compartilhar as informações!
Abraços,
Marcius Victor.