Terapia “não é coisa de maluco” precisamos mudar esse conceito

Terapia “não é coisa de maluco” precisamos mudar esse conceito

Muitas pessoas têm a ideia errada de que o psicólogo trata somente de pacientes com graves distúrbios mentais. Porém, esse preconceito não deve existir, essa não é a realidade. Essa ideia errônea pode atrasar o atendimento de uma pessoa e agravar seu problema.

A procura pelo tratamento pode ocorrer em diversas situações: Quando a pessoa não esta se sentindo bem com a sua vida, ou algum sofrimento não consegue ser superado, ou diante de dificuldades de relacionamentos, quando esbarra em situações que não consegue resolver, não encontra respostas, etc. O auxílio de um psicólogo nesse período será essencial para que essa pessoa supere esse momento que a esta deixando insatisfeita.

O processo terapêutico ajuda a pessoa a se organizar melhor e aprender a lidar com essas situações que lhe parecem difíceis.

E necessário o interesse da pessoa pelo tratamento. A pessoa tem que estar interessada, ter comprometimento e responsabilidade para que exista o resultado esperado.

Para dar inicio ao processo terapêutico basta ligar para a psicóloga e marcar uma entrevista inicial, a qual, colocara para a profissional as questões que te incomodam, podendo nessa ocasião tirar todas as suas dúvidas sobre o atendimento em questão. O primeiro encontro é mais um momento de conhecimento entre as duas partes, e importante que a pessoa sinta empatia, algumas vezes, nos identificamos mais com um terapeuta do que com outro e isso e importante no processo terapêutico. É fundamental nos sentirmos bem com o terapeuta que ira nos atender. É nesse primeiro contato que podemos perceber isso. Não é obrigatório continuar um tratamento se a pessoa não se sente bem com a outra. A pessoa não é obrigada a falar do que não quer, somente o que se sentir bem para falar.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Quando e como tirar a fralda das crianças?

Freud nos coloca que: “As fezes são a primeira dádiva da criança, o primeiro sacrifício em nome da sua afeição, uma parte do seu próprio corpo que está pronta a partilhar, mas apenas com alguém a quem ama...” Esse presente então é oferecido para o adulto. Segundo ele, “...a primeira ocasião na qual um indivíduo partilha um pedaço do seu próprio corpo com a finalidade de ganhar os favores de qualquer outra pessoa a quem ame...”
Por essa questão, o abandono das fraldas deve ser preparado da maneira mais natural possível, deve ser estimulado, porém, sem ansiedade, de maneira amorosa, pois, a criança se relaciona com o mundo através de seu corpo e esse aprendizado faz parte da vida da criança, do seu desenvolvimento. Tirar as fraldas e obter sucesso com isso, exige bom humor, disponibilidade emocional e vontade de educar a criança. Nessa fase, a criança vive a necessidade de adquirir uma certa autonomia e é justamente a capacidade de controlar suas necessidades, a mais importante das ferramentas nessa busca da independência. Quando a pessoa que cuida da criança apressa o momento da retirada das fraldas há um roubo dessa autonomia. Dependendo da paciência, perseverança e compromisso emocional de quem educa, esse tempo pode ser abreviado ou prolongado, ser um tempo feliz ou causador de distúrbios emocionais.
O controle dos enfíncteres é um processo para ajudar a criança a se despedir do que ela entende como parte do seu corpo.
A retirada da fralda ocorre por volta de 1 ano e meio e 2 anos de idade. Mas, para saber a hora certa, e preciso observar a criança, a dica é esperar que ela comece a indicar de alguma forma, que fez xixi ou que evacuou, ou quando começar a demonstrar incômodo com o uso da fralda, ou quando defecar e se sentir desconfortável, não querendo mais se sentar, esses são sinais de que algo antes feito como normal passa a incomodar. A partir dessa etapa, já podemos nos organizar para a retirada da fralda, estimulando o uso do vaso sanitário. Assim que começa a andar, a criança já tem um certo controle sobre os músculos esfincterianos e já começa a demonstrar que não gosta de usar fraldas. Faz isso fugindo da mãe, escondendo e até chorando. Quando isso acontece já está chegando a hora de deixar a criança por períodos maiores sem fraldas, abrindo escuta e atendimento para o desejo dela. Comece a verificar a fralda a partir dessa fase, observando se estão molhadas ou secas para que o trabalho de iniciação a retirada da fralda prossiga. É claro que não se pode manter uma criança muito nova, de mais ou menos um ano sem fraldas o dia inteiro, mas estabelecer um horário e mantê-la sem elas é uma boa dica para permitir, que, adquira os primeiros contatos com a autonomia sobre seu corpo. Provavelmente ela vai fazer suas necessidades no chão, em algum canto da casa, e como o responsável já estava esperando por isso, pode agir naturalmente, tanto para limpar o chão quanto para higieniza-la. O interesssante quando se encontra fraldas secas e aproveitar e esperar a criança fazer xixi para trocar, o ideal, seria deixá-la sem fraldas por algum tempinho logo após ela acorda, pois, o xixi virá espontaneamente em poucos minutos e é uma boa oportunidade para que descubra o funcionamento do seu corpo.
Precisamos ressaltar que: o treinamento realizado fora da hora pode acarretar resultados muito desagradáveis para a criança e seu desenvolvimento. O treinamento precoce ou tardio pode trazer problemas emocionais para a criança no futuro. Mas, não é só a fase do treinamento que pode trazer consequências; outra questão importante e que não deve ser esquecida e a forma como é feita a retirada das fraldas. Os responsáveis precisam estar atentos a todo o processo. O tempo da criança deve ser respeitado.
O ideal é usar direto o vaso sanitário com tampa apropriada para crianças. É importante que a criança conheça o nome dos objetos, o banheiro, papel higiênico, descobrir o ambiente facilita quem começou a dar os primeiros passos rumo a uma vida sem fraldas. Devemos ensinar tudo: sentar no vaso, puxar a descarga, lavar as mãos. Esse período dura, mais ou menos, 2 meses. O treinamento vai exigir muita paciência e determinação dos responsáveis pela criança. Deixe que fique sentada no vaso sanitário quando tiver vontade, nunca obrigue nem tenha pressa, ensine-a chamar alguém sempre que precisar ir ao banheiro. Quando a criança fizer no vaso, incentive, elogie, dizendo o quanto essa conquista é positiva para ela. Ela vai perceber que fez algo muito importante, e que tem a aprovação dos pais, dos adultos. É importante que essa tarefa seja transmitida para todos os responsáveis pela criança: pai, mãe, avós, avôs, babás e a escola.
Todo esse processo de sair das fraldas está ligado à separação. A criança vai aprender a se separar de algo que até então não percebia como separado dela. Nesse momento, cabe aos responsáveis usarem o bom senso, não demonstrando ansiedade ao fazer, pois, assim como, algumas crianças fazem birra ao perceberem a ansiedade da mãe em várias outras ocasiões, o mesmo pode ocorrer no treinamento de tirar a fralda e a criança pode entrar em um processo de segurar ou soltar as fezes só para monopolizar as atenções.
Uma época boa para o treinamento de retirada das fraldas e no verão, entre 1 ano e meio e 2 anos e meio, a maioria das crianças está suscetível para o treinamento e cabe aos responsáveis descobrir uma hora para ajudá-las a deixar as fraldas. De modo geral, um verão inteiro livre das fraldas é interessante para as crianças aprenderem essa tarefa, nesse momento, a criança demonstra que já tem um certo controle e se contorce, espreme, dá uns pulos ou segura os genitais. De tanto fazer, ver e sentir, as crianças acabam aprendendo a controlar suas necessidades.
Outra dica e colocar a criança no vaso sanitário, com apoio nos pés, umas 3 vezes por dia, cerca de 15 minutos, após as principais refeições. Sempre explicando o que se deseja e até imitando o barulho do xixi. Se já houver um horário em que a criança evacua com mais freqüência, devemos aproveitar esse horário. E importante saber que a primeira habilidade que a criança adquire neste treinamento é a de segurar e só depois ela aprende a abri-la voluntariamente. Isto significa que no princípio a criança poderá evacuar logo após ser retirada do banheiro, pois estava voluntariamente (e às vezes até com algum esforço) segurando as fezes. Assim que sai do banheiro, ela relaxa e evacua. Nesta hora, a criança pensa que vai ser elogiada, por ter controlado o esfíncter por alguns minutos, mas, acaba levando uma bronca, e fica sem entender nada. O melhor nesta hora é limpá-la sem comentar nada. Lembre-se sempre de elogiar os seus sucessos, mesmo que tenha sido apenas o de conseguir ficar sentada por alguns minutos. Quando ela conseguir finalmente evacuar, deve-se manter o horário e a rotina diariamente, para que o hábito seja fixado. O treinamento para controle da urina deve começar pelo período diurno.
Contudo, percebemos que esse fase pode variar de criança para criança. A princípio, elas largam a fralda durante o dia e depois de algum tempo abandonam à noite. O colchão revestido com um material impermeável para o caso de algum “imprevisto” é uma medida que respeita a criança em seu tempo. A insitência da fralda após esse período em que a criança deu as dicas de que não mais precisa da fralda, poderá regredir seu aprendizado natural.
Observando uma sequência de vários dias e vários momentos em que a criança aceita e responde bem a essa novidade, podemos optar pela remoção definitiva da fralda, pelo menos durante o dia até que ela seja capaz de acordar sem ter molhado as fraldas durante a noite, repetindo assim todo o processo de remoção da fralda, lembrando que a criança não pode ser repreendida, que devemos ter paciência e amor nessa fase até que ela consiga.

Heloisa Brandão, Psicóloga, CRP 05-35680

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